Estrutura de Repetição .
3.1 Faça um programa que peça uma nota, entre zero e dez. Mostre uma mensagem caso o valor
seja inválido e continue pedindo até que o usuário informe um valor válido.
3.2 Faça um programa que leia um nome de usuário e a sua senha e não aceite a senha igual ao
nome do usuário, mostrando uma mensagem de erro e voltando a pedir as informações.
3.5 Altere o programa anterior permitindo ao usuário informar as populações e as taxas de
crescimento iniciais. Valide a entrada e permita repetir a operação.
3.6 Faça um programa que imprima na tela os números de 1 a 20, um abaixo do outro. Depois
modifique o programa para que ele mostre os números um ao lado do outro.
3.7 Faça um programa que leia 5 números e informe o maior número
.
3.8 Faça um programa que leia 5 números e informe a soma e a média dos números.10
3.9 Faça um programa que imprima na tela apenas os números ímpares entre 1 e 50.
3.10 Faça um programa que receba dois números inteiros e gere os números inteiros que estão no
intervalo compreendido por eles.
3.11 Altere o programa anterior para mostrar no final a soma dos números.
3.12 Desenvolva um gerador de tabuada, capaz de gerar a tabuada de qualquer número inteiro entre
1 a 10. O usuário deve informar de qual numero ele deseja ver a tabuada. A saída deve ser conforme
o exemplo abaixo:
Tabuada de 5:
5 X 1 = 5
5 X 2 = 10
...
5 X 10 = 50
3.13 Faça um programa que peça dois números, base e expoente, calcule e mostre o primeiro
número elevado ao segundo número. Não utilize a função de potência da linguagem.
3.14 Faça um programa que peça 10 números inteiros, calcule e mostre a quantidade de números
pares e a quantidade de números impares.
3.15 A série de Fibonacci é formada pela seqüência 1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,... Faça um programa
capaz de gerar a série até o n−ésimo termo.
3.16 A série de Fibonacci é formada pela seqüência 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,... Faça um programa
que gere a série até que o valor seja maior que 500.
3.19 Altere o programa anterior para que ele aceite apenas números entre 0 e 1000.
3.20 Altere o programa de cálculo do fatorial, permitindo ao usuário calcular o fatorial várias vezes e
limitando o fatorial a números inteiros positivos e menores que 16.
3.22 Altere o programa de cálculo dos números primos, informando, caso o número não seja primo,
por quais número ele é divisível.11
3.23 Faça um programa que mostre todos os primos entre 1 e N sendo N um número inteiro
fornecido pelo usuário. O programa deverá mostrar também o número de divisões que ele executou
para encontrar os números primos. Serão avaliados o funcionamento, o estilo e o número de testes
(divisões) executados.
3.24 Faça um programa que calcule o mostre a média aritmética de N notas.
3.25 Faça um programa que peça para n pessoas a sua idade, ao final o programa devera verificar
se a média de idade da turma varia entre 0 e 25,26 e 60 e maior que 60; e então, dizer se a turma é
jovem, adulta ou idosa, conforme a média calculada.
3.26 Numa eleição existem três candidatos. Faça um programa que peça o número total de eleitores.
Peça para cada eleitor votar e ao final mostrar o número de votos de cada candidato.
3.27 Faça um programa que calcule o número médio de alunos por turma. Para isto, peça a
quantidade de turmas e a quantidade de alunos para cada turma. As turmas não podem ter mais de
40 alunos.
3.28 Faça um programa que calcule o valor total investido por um colecionador em sua coleção de
CDs e o valor médio gasto em cada um deles. O usuário deverá informar a quantidade de CDs e o
valor para em cada um.
3.29 O Sr. Manoel Joaquim possui uma grande loja de artigos de R$ 1,99, com cerca de 10 caixas.
Para agilizar o cálculo de quanto cada cliente deve pagar ele desenvolveu um tabela que contém o
número de itens que o cliente comprou e ao lado o valor da conta. Desta forma a atendente do caixa
precisa apenas contar quantos itens o cliente está levando e olhar na tabela de preços. Você foi
contratado para desenvolver o programa que monta esta tabela de preços, que conterá os preços de
1 até 50 produtos, conforme o exemplo abaixo:
Lojas Quase Dois -
Tabela de preços
1 - R$ 1.99
2 - R$ 3.98
...
50 - R$ 99.50
3.30 O Sr. Manoel Joaquim acaba de adquirir uma panificadora e pretende implantar a metodologia
da tabelinha, que já é um sucesso na sua loja de 1,99. Você foi contratado para desenvolver o
programa que monta a tabela de preços de pães, de 1 até 50 pães, a partir do preço do pão
informado pelo usuário, conforme o exemplo abaixo:
Preço do pão: R$ 0.18
Panificadora Pão de Ontem - Tabela de preços
1 - R$ 0.18
2 - R$ 0.36
...
50 - R$ 9.00
3.31 O Sr. Manoel Joaquim expandiu seus negócios para além dos negócios de 1,99 e agora possui
uma loja de conveniências. Faça um programa que implemente uma caixa registradora rudimentar. O
programa deverá receber um número desconhecido de valores referentes aos preços das
mercadorias. Um valor zero deve ser informado pelo operador para indicar o final da compra. O
programa deve então mostrar o total da compra e perguntar o valor em dinheiro que o cliente
forneceu, para então calcular e mostrar o valor do troco. Após esta operação, o programa deverá
voltar ao ponto inicial, para registrar a próxima compra. A saída deve ser conforme o exemplo abaixo:
Lojas Tabajara
Produto 1: R$ 2.20
Produto 2: R$ 5.80
Produto 3: R$ 0
Total: R$ 9.00
Dinheiro: R$ 20.00
Troco: R$ 11.00
...
3.32 Faça um programa que calcule o fatorial de um número inteiro fornecido pelo usuário. Ex.:
5!=5.4.3.2.1=120. A saída deve ser conforme o exemplo abaixo:
Fatorial de: 5
5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120
3.33 O Departamento Estadual de Meteorologia lhe contratou para desenvolver um programa que
leia as um conjunto indeterminado de temperaturas, e informe ao final a menor e a maior
temperaturas informadas, bem como a média das temperaturas.
3.34 Os números primos possuem várias aplicações dentro da Computação, por exemplo na
Criptografia. Um número primo é aquele que é divisível apenas por um e por ele mesmo. Faça um
programa que peça um número inteiro e determine se ele é ou não um número primo.
3.35 Encontrar números primos é uma tarefa difícil. Faça um programa que gera uma lista dos
números primos existentes entre 1 e um número inteiro informado pelo usuário.
3.36 Desenvolva um programa que faça a tabuada de um número qualquer inteiro que será digitado
pelo usuário, mas a tabuada não deve necessariamente iniciar em 1 e terminar em 10, o valor inicial
e final devem ser informados também pelo usuário, conforme exemplo abaixo:
Montar a tabuada de: 5
Começar por: 4
Terminar em: 7
Vou montar a tabuada de 5 começando em 4 e terminando em 7:
5 X 4 = 20
5 X 5 = 25
5 X 6 = 30
5 X 7 = 35
Obs: Você deve verificar se o usuário não digitou o final menor que o inicial.
3.37 Uma academia deseja fazer um senso entre seus clientes para descobrir o mais alto, o mais
baixo, a mais gordo e o mais magro, para isto você deve fazer um programa que pergunte a cada um
dos clientes da academia seu código, sua altura e seu peso. O final da digitação de dados deve ser
dada quando o usuário digitar 0 (zero) no campo código. Ao encerrar o programa também deve ser
informados os códigos e valores do clente mais alto, do mais baixo, do mais gordo e do mais magro,
além da média das alturas e dos pesos dos clientes
3.38 Um funcionário de uma empresa recebe aumento salarial anualmente: Sabe-se que:
a. Esse funcionário foi contratado em 1995, com salário inicial de R$ 1.000,00;
b. Em 1996 recebeu aumento de 1,5% sobre seu salário inicial;
c. A partir de 1997 (inclusive), os aumentos salariais sempre correspondem ao dobro do percentual do ano
anterior.
Faça um programa que determine o salário atual desse funcionário. Após concluir isto, altere o programa permitindo que o usuário digite o salário inicial do funcionário.
3.39 Faça um programa que leia dez conjuntos de dois valores, o primeiro representando o número
do aluno e o segundo representando a sua altura em centímetros. Encontre o aluno mais alto e o
mais baixo. Mostre o número do aluno mais alto e o número do aluno mais baixo, junto com suas
alturas.
3.40 Foi feita uma estatística em cinco cidades brasileiras para coletar dados sobre acidentes de
trânsito. Foram obtidos os seguintes dados:
a. Código da cidade;
b. Número de veículos de passeio (em 1999);
c. Número de acidentes de trânsito com vítimas (em 1999).
Deseja-se saber:
d. Qual o maior e menor índice de acidentes de transito e a que cidade pertence;
e. Qual a média de veículos nas cinco cidades juntas;
f. Qual a média de acidentes de trânsito nas cidades com menos de 2.000 veículos de passeio.
3.41 Faça um programa que receba o valor de uma dívida e mostre uma tabela com os seguintes
dados: valor da dívida, valor dos juros, quantidade de parcelas e valor da parcela.
Os juros e a quantidade de parcelas seguem a tabela abaixo:
3.42 Faça um programa que leia uma quantidade indeterminada de números positivos e conte
quantos deles estão nos seguintes intervalos: [0-25], [26-50], [51-75] e [76-100]. A entrada de
dados deverá terminar quando for lido um número negativo.
O cardápio de uma lanchonete é o seguinte:
Especificação Código Preço
Cachorro Quente 100 R$ 1,20
Bauru Simples 101 R$ 1,30
Bauru com ovo 102 R$ 1,50
Hambúrguer 103 R$ 1,20
Cheeseburguer 104 R$ 1,30
Refrigerante 105 R$ 1,00
3.43 Faça um programa que leia o código dos itens pedidos e as quantidades desejadas. Calcule e
mostre o valor a ser pago por item (preço * quantidade) e o total geral do pedido. Considere que o
cliente deve informar quando o pedido deve ser encerrado.
3.44 Em uma eleição presidencial existem quatro candidatos. Os votos são informados por meio de
código. Os códigos utilizados são:
1 , 2, 3, 4 - Votos para os respectivos candidatos
(você deve montar a tabela ex: 1 - Jose/ 2- João/etc)
5 - Voto Nulo
6 - Voto em Branco. Faça um programa que calcule e mostre:
a. O total de votos para cada candidato;
b. O total de votos nulos;
c. O total de votos em branco;
d. A percentagem de votos nulos sobre o total de votos;
e. A percentagem de votos em branco sobre o total de votos.
Para finalizar o conjunto de votos tem-se o valor zero.
3.45 Desenvolver um programa para verificar a nota do aluno em uma prova com 10 questões, o
programa deve perguntar ao aluno a resposta de cada questão e ao final comparar com o gabarito
da prova e assim calcular o total de acertos e a nota (atribuir 1 ponto por resposta certa). Após cada
aluno utilizar o sistema deve ser feita uma pergunta se outro aluno vai utilizar o sistema. Após todos
os alunos terem respondido informar:
a. Maior e Menor Acerto;
b. Total de Alunos que utilizaram o sistema;
c. A Média das Notas da Turma.
Gabarito da Prova:
01 - A
02 - B
03 - C
04 - D
05 - E
06 - E
07 - D
08 - C
09 - B
10 - A
Após concluir isto você poderia incrementar o programa permitindo que o professor digite o gabarito da prova
antes dos alunos usarem o programa.
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