sábado, 4 de novembro de 2017

Estrutura de Repetição - Lista 04.

Estrutura de Repetição .
3.1 Faça um programa que peça uma nota, entre zero e dez. Mostre uma mensagem caso o valor seja inválido e continue pedindo até que o usuário informe um valor válido.

3.2 Faça um programa que leia um nome de usuário e a sua senha e não aceite a senha igual ao nome do usuário, mostrando uma mensagem de erro e voltando a pedir as informações. 



3.5 Altere o programa anterior permitindo ao usuário informar as populações e as taxas de crescimento iniciais. Valide a entrada e permita repetir a operação. 

3.6 Faça um programa que imprima na tela os números de 1 a 20, um abaixo do outro. Depois modifique o programa para que ele mostre os números um ao lado do outro.

3.7 Faça um programa que leia 5 números e informe o maior número
3.8 Faça um programa que leia 5 números e informe a soma e a média dos números.10 

3.9 Faça um programa que imprima na tela apenas os números ímpares entre 1 e 50. 

3.10 Faça um programa que receba dois números inteiros e gere os números inteiros que estão no intervalo compreendido por eles. 

3.11 Altere o programa anterior para mostrar no final a soma dos números. 

3.12 Desenvolva um gerador de tabuada, capaz de gerar a tabuada de qualquer número inteiro entre 1 a 10. O usuário deve informar de qual numero ele deseja ver a tabuada. A saída deve ser conforme o exemplo abaixo:
Tabuada de 5: 
5 X 1 = 5 
5 X 2 = 10
 ... 
5 X 10 = 50 

3.13 Faça um programa que peça dois números, base e expoente, calcule e mostre o primeiro número elevado ao segundo número. Não utilize a função de potência da linguagem. 

3.14 Faça um programa que peça 10 números inteiros, calcule e mostre a quantidade de números pares e a quantidade de números impares. 

3.15 A série de Fibonacci é formada pela seqüência 1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,... Faça um programa capaz de gerar a série até o n−ésimo termo. 

3.16 A série de Fibonacci é formada pela seqüência 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,... Faça um programa que gere a série até que o valor seja maior que 500. 


3.19 Altere o programa anterior para que ele aceite apenas números entre 0 e 1000. 

3.20 Altere o programa de cálculo do fatorial, permitindo ao usuário calcular o fatorial várias vezes e limitando o fatorial a números inteiros positivos e menores que 16.


3.22 Altere o programa de cálculo dos números primos, informando, caso o número não seja primo, por quais número ele é divisível.11 

3.23 Faça um programa que mostre todos os primos entre 1 e N sendo N um número inteiro fornecido pelo usuário. O programa deverá mostrar também o número de divisões que ele executou para encontrar os números primos. Serão avaliados o funcionamento, o estilo e o número de testes (divisões) executados. 

3.24 Faça um programa que calcule o mostre a média aritmética de N notas. 

3.25 Faça um programa que peça para n pessoas a sua idade, ao final o programa devera verificar se a média de idade da turma varia entre 0 e 25,26 e 60 e maior que 60; e então, dizer se a turma é jovem, adulta ou idosa, conforme a média calculada. 

3.26 Numa eleição existem três candidatos. Faça um programa que peça o número total de eleitores. Peça para cada eleitor votar e ao final mostrar o número de votos de cada candidato. 

3.27 Faça um programa que calcule o número médio de alunos por turma. Para isto, peça a quantidade de turmas e a quantidade de alunos para cada turma. As turmas não podem ter mais de 40 alunos. 

3.28 Faça um programa que calcule o valor total investido por um colecionador em sua coleção de CDs e o valor médio gasto em cada um deles. O usuário deverá informar a quantidade de CDs e o valor para em cada um. 

3.29 O Sr. Manoel Joaquim possui uma grande loja de artigos de R$ 1,99, com cerca de 10 caixas. Para agilizar o cálculo de quanto cada cliente deve pagar ele desenvolveu um tabela que contém o número de itens que o cliente comprou e ao lado o valor da conta. Desta forma a atendente do caixa precisa apenas contar quantos itens o cliente está levando e olhar na tabela de preços. Você foi contratado para desenvolver o programa que monta esta tabela de preços, que conterá os preços de 1 até 50 produtos, conforme o exemplo abaixo:
Lojas Quase Dois - 
Tabela de preços 
1 - R$ 1.99 
2 - R$ 3.98 
... 
50 - R$ 99.50 

3.30 O Sr. Manoel Joaquim acaba de adquirir uma panificadora e pretende implantar a metodologia da tabelinha, que já é um sucesso na sua loja de 1,99. Você foi contratado para desenvolver o programa que monta a tabela de preços de pães, de 1 até 50 pães, a partir do preço do pão informado pelo usuário, conforme o exemplo abaixo: 
Preço do pão: R$ 0.18 
Panificadora Pão de Ontem - Tabela de preços 
1 - R$ 0.18 
2 - R$ 0.36
 ... 
50 - R$ 9.00 

3.31 O Sr. Manoel Joaquim expandiu seus negócios para além dos negócios de 1,99 e agora possui uma loja de conveniências. Faça um programa que implemente uma caixa registradora rudimentar. O programa deverá receber um número desconhecido de valores referentes aos preços das mercadorias. Um valor zero deve ser informado pelo operador para indicar o final da compra. O programa deve então mostrar o total da compra e perguntar o valor em dinheiro que o cliente forneceu, para então calcular e mostrar o valor do troco. Após esta operação, o programa deverá voltar ao ponto inicial, para registrar a próxima compra. A saída deve ser conforme o exemplo abaixo: 
Lojas Tabajara 
Produto 1: R$ 2.20 
Produto 2: R$ 5.80 
Produto 3: R$ 0 
Total: R$ 9.00 
Dinheiro: R$ 20.00 
Troco: R$ 11.00 ... 

3.32 Faça um programa que calcule o fatorial de um número inteiro fornecido pelo usuário. Ex.: 5!=5.4.3.2.1=120. A saída deve ser conforme o exemplo abaixo: 
Fatorial de: 5 
5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120 

3.33 O Departamento Estadual de Meteorologia lhe contratou para desenvolver um programa que leia as um conjunto indeterminado de temperaturas, e informe ao final a menor e a maior temperaturas informadas, bem como a média das temperaturas. 

3.34 Os números primos possuem várias aplicações dentro da Computação, por exemplo na Criptografia. Um número primo é aquele que é divisível apenas por um e por ele mesmo. Faça um programa que peça um número inteiro e determine se ele é ou não um número primo. 

3.35 Encontrar números primos é uma tarefa difícil. Faça um programa que gera uma lista dos números primos existentes entre 1 e um número inteiro informado pelo usuário. 

3.36 Desenvolva um programa que faça a tabuada de um número qualquer inteiro que será digitado pelo usuário, mas a tabuada não deve necessariamente iniciar em 1 e terminar em 10, o valor inicial e final devem ser informados também pelo usuário, conforme exemplo abaixo: 
Montar a tabuada de: 5 
Começar por: 4 
Terminar em: 7 
Vou montar a tabuada de 5 começando em 4 e terminando em 7: 
5 X 4 = 20 
5 X 5 = 25 
5 X 6 = 30 
5 X 7 = 35 
Obs: Você deve verificar se o usuário não digitou o final menor que o inicial. 

3.37 Uma academia deseja fazer um senso entre seus clientes para descobrir o mais alto, o mais baixo, a mais gordo e o mais magro, para isto você deve fazer um programa que pergunte a cada um dos clientes da academia seu código, sua altura e seu peso. O final da digitação de dados deve ser dada quando o usuário digitar 0 (zero) no campo código. Ao encerrar o programa também deve ser informados os códigos e valores do clente mais alto, do mais baixo, do mais gordo e do mais magro, além da média das alturas e dos pesos dos clientes 

3.38 Um funcionário de uma empresa recebe aumento salarial anualmente: Sabe-se que: 
a. Esse funcionário foi contratado em 1995, com salário inicial de R$ 1.000,00; 
b. Em 1996 recebeu aumento de 1,5% sobre seu salário inicial; 
c. A partir de 1997 (inclusive), os aumentos salariais sempre correspondem ao dobro do percentual do ano anterior. 
Faça um programa que determine o salário atual desse funcionário. Após concluir isto, altere o programa permitindo que o usuário digite o salário inicial do funcionário. 

3.39 Faça um programa que leia dez conjuntos de dois valores, o primeiro representando o número do aluno e o segundo representando a sua altura em centímetros. Encontre o aluno mais alto e o mais baixo. Mostre o número do aluno mais alto e o número do aluno mais baixo, junto com suas alturas. 

3.40 Foi feita uma estatística em cinco cidades brasileiras para coletar dados sobre acidentes de trânsito. Foram obtidos os seguintes dados: 
a. Código da cidade; 
b. Número de veículos de passeio (em 1999); 
c. Número de acidentes de trânsito com vítimas (em 1999). 
Deseja-se saber: 
d. Qual o maior e menor índice de acidentes de transito e a que cidade pertence; 
e. Qual a média de veículos nas cinco cidades juntas; 
f. Qual a média de acidentes de trânsito nas cidades com menos de 2.000 veículos de passeio. 

3.41 Faça um programa que receba o valor de uma dívida e mostre uma tabela com os seguintes dados: valor da dívida, valor dos juros, quantidade de parcelas e valor da parcela. Os juros e a quantidade de parcelas seguem a tabela abaixo: 


3.42 Faça um programa que leia uma quantidade indeterminada de números positivos e conte quantos deles estão nos seguintes intervalos: [0-25], [26-50], [51-75] e [76-100]. A entrada de dados deverá terminar quando for lido um número negativo. 
O cardápio de uma lanchonete é o seguinte:
Especificação                Código              Preço 
Cachorro Quente           100                 R$ 1,20 
Bauru Simples               101                 R$ 1,30 
Bauru com ovo              102                 R$ 1,50 
Hambúrguer                  103                 R$ 1,20 
Cheeseburguer              104                   R$ 1,30 
Refrigerante                  105                     R$ 1,00 

3.43 Faça um programa que leia o código dos itens pedidos e as quantidades desejadas. Calcule e mostre o valor a ser pago por item (preço * quantidade) e o total geral do pedido. Considere que o cliente deve informar quando o pedido deve ser encerrado. 

3.44 Em uma eleição presidencial existem quatro candidatos. Os votos são informados por meio de código. Os códigos utilizados são: 
1 , 2, 3, 4 - Votos para os respectivos candidatos (você deve montar a tabela ex: 1 - Jose/ 2- João/etc) 5 - Voto Nulo 6 - Voto em Branco. Faça um programa que calcule e mostre: 
a. O total de votos para cada candidato; 
b. O total de votos nulos; 
c. O total de votos em branco; 
d. A percentagem de votos nulos sobre o total de votos; 
e. A percentagem de votos em branco sobre o total de votos. 
Para finalizar o conjunto de votos tem-se o valor zero. 

3.45 Desenvolver um programa para verificar a nota do aluno em uma prova com 10 questões, o programa deve perguntar ao aluno a resposta de cada questão e ao final comparar com o gabarito da prova e assim calcular o total de acertos e a nota (atribuir 1 ponto por resposta certa). Após cada aluno utilizar o sistema deve ser feita uma pergunta se outro aluno vai utilizar o sistema. Após todos os alunos terem respondido informar: 
a. Maior e Menor Acerto; 
b. Total de Alunos que utilizaram o sistema; 
c. A Média das Notas da Turma. 
Gabarito da Prova: 
01 - A 
02 - B 
03 - C 
04 - D 
05 - E 
06 - E 
07 - D 
08 - C 
09 - B 
10 - A
Após concluir isto você poderia incrementar o programa permitindo que o professor digite o gabarito da prova antes dos alunos usarem o programa. 

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